Horta em vasos | Opções práticas e funcionais para cultivar seus alimentos

Escrito por Eder em

 

 

 

 

 

A horta em vasos é uma prática cada vez mais comum, pois permitem aos moradores das cidades, que não possuem um grande quintal.

Plantar alimentos saudáveis e ter conhecimento sobre os processos naturais do cultivo.  Além disso, permitem que as pessoas obtenham a experiência e o conhecimento de como produzir alimentos.

Sejam eles orgânicos ou não, e de maneira mais sustentável. Para decorar e tornar a produção de alimentos ainda mais prazerosa.

Imagem retirada do próprio Google

Passo a passo para fazer Horta em vasos

As hortas em vasos podem ter formatos diferentes e ser cultivadas em espaços externos e internos, variando de apartamentos a quintais, para alegrar e compor ainda mais o ambiente.

1. Escolha os vasos para sua horta:

Escolha vasos que permitam o bom escoamento do líquido. Os melhores potes são aqueles com orifícios de drenagem na parte inferior.

2. Prepare os vasos:

Primeiro lave os vasos para remover qualquer resíduo de pesticidas, fertilizantes ou químicos. Em seguida, adicione um pedaço de corda de algodão.

Ou arame em espiral à parte inferior do vaso para ajudar na drenagem. Adicione pedras e algumas telhas na parte inferior para dar uma boa drenagem.

3. Escolha a localização:

Escolha uma área onde o sol brilhe pelo menos seis horas por dia e considere as necessidades de cada tipo de planta antes de começar.

4. Preparar o solo:

Escolha um solo especialmente preparado para a horta em vasos, pois é leve e fornece nutrição e suprimento de água adequados.

5. Semeie as sementes e cultivar as plantas:

Escolha as plantas que você adora e faça um orçamento com as especificações do tipo de sol necessário e a profundidade de plantio para cada tipo de planta.

Coloque as sementes ou as plantas em vasos separados. Mantenha-os molhado e em clima fresco.

6. Dê às suas plantas cuidados adicionais:

Regue suas plantas adequadamente para que elas cresçam grandes e saudáveis. Use fertilizante orgânico ou fertilizantes sintéticos para ajudar na nutrição.

Atenha-se a um cronograma para garantir que as plantas recebam o cuidado ideal.

7. Curta o resultado:

Coloque os vasos e desfrute do seu esforço, alegre-se enquanto suas plantas crescem bonitas e saudáveis. Divirta-se e relaxe ao ter seu próprio jardim.

Benefícios e vantagens da Horta em vasos

• Espaço reduzido: Se você tem uma casa pequena ou jardim limitado, a horta em vasos é uma boa opção pois ocupa pouco espaço.

• Versatilidade: O ambiente cosmopolita moderno nos obriga a ser mais flexíveis na nossa mudança de habitat e de emprego.

Se você estiver pronto para mudar de casa ou de cidade, não precisará deixar sua horta em vasos para trás pois poderá levá-la consigo.

• Facilidade: As hortas em vasos são mais simples de cuidar e podem ser encontradas em diferentes tamanhos e tipos para fitarem ao perfeito o seu orçamento e espaço onde será colocada.

• Praticidade: A horta em vasos requer menos preparo do solo para seu plantio, já que é usado em sua maioria substrato artificial.

• Menos exigente: A horta em vasos exige menos cuidados, pois acumulam menos ervas daninhas e com a adição de fertilizantes e nutrientes, a irrigação pode ser controlada, diminuindo as chances de problemas.

• Proteção contra pragas: Geralmente as pragas não conseguem chegar aos vasos das hortas, pois não se alastram de um vaso para o outro, o que significa menos perigo de problemas.

• Efeito decorativo: Nas cores vibrantes e frescas, as hortas em vasos oferecem design moderno e atraente ao seu jardim.

Além disso, a altura de algumas plantações da horta proporcionam ainda mais controle à paisagem.

Considerações finais sobre a Horta em vasos

Uma horta em vasos é uma ótima opção para quem deseja cultivar suas próprias verduras e legumes sem ter que lidar com um grande espaço.

Ela é relativamente fácil de manter e requer pouco investimento em termos de tempo e dinheiro. Além disso, é um ótimo passatempo e garante alimentos frescos e saudáveis​ para você e sua família.

Certifique-se de planejar a horta corretamente e preparar os vasos adequadamente antes de começar a semear. Isso ajudará a garantir que sua horta em vasos seja um sucesso.

Leia também | Hortas verticais: como aproveitar o espaço em apartamentos

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.